Educação Física

AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 63, DE 03 DE MARÇO DE 2020 DOU DE 05 DE MARÇO DE 2020.

OBJETIVOS

Tendo em vista as especificidades de atuação profissional, a graduação em Educação Física, visa formar profissionais generalistas, capazes de analisar e interpretar as informações da realidade social e aplicar seus conhecimentos na identificação e solução de problemas da área, qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, em estabelecimentos públicos e privados, buscando a prevenção, a promoção de saúde e a qualidade de vida das pessoas.
- Proporcionar aos egressos condições para conhecer, avaliar e intervir, acadêmica e profissionalmente, na realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
- Possibilitar a apropriação e aplicação dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente à dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
- Proporcionar conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos, filosóficos e didático-pedagógicos que possibilitem a atuação do egresso nos diferentes contextos da atuação profissional como:
a) Na gestão e promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, considerados os aspectos legais;
b) No âmbito do esporte, considerando as dimensões social política e cultural, bem como, as especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação e prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva.
c) No campo do lazer com enfoque no planejamento, organização e gestão, considerando-se as questões culturais, sociais e econômicas.
- Oportunizar experiências de participação, assessoramento, coordenação, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a estas funções.
- Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, esportivas e recreativas nas perspectivas da promoção e proteção a saúde e prevenção de doenças, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, lazer e de outros campos.
- Possibilitar o conhecimento, domínio e aplicação dos fundamentos teórico- práticos no âmbito da atuação acadêmico-profissional em Educação Física, nos campos da promoção e proteção a saúde e prevenção de doenças, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos.
- Provocar um olhar curioso sobre a realidade, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e fazeres da Educação Física e sua relação com as demais áreas do conhecimento.
- Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, por meio da análise crítica da literatura especializada afim de contínua atualização e produção acadêmica profissional.
- Proporcionar ao acadêmico suporte técnico científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de interação com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas afins.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

I - dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
II - pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
III - intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
IV - intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
V - intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
VI - participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
VII - diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
VIII - conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
IX - acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional; e,
X - utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional formado no Curso de Graduação em Educação Física da Van Gogh vai coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, relacionados com a componente escolar educação física. A aquisição das competências e das habilidades requeridas na formação do graduado em Educação Física deverá ocorrer a partir de experiências durante o curso em seus estágios e posteriormente em sua atuação profissional, em que toda a sistematização teórica deve ser articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual. Nesse sentido, as competências não podem ser adquiridas apenas no plano teórico ou estritamente no plano instrumental. Torna-se necessário , portanto, a coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas profissionais e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas.
Todavia, a visão de competência não pode ser compreendida somente às dimensões do fazer, do saber fazer ou do saber intervir. Dessa forma, competência é, sobretudo, a condição de refazer permanentemente nossa relação com a sociedade e a natureza, usando como instrumento o conhecimento inovador de perspectiva emancipadora, compreendida em uma concepção de currículo como processo de formação da competência humana histórica.
Portanto, o bacharel em Educação Física poderá atuar em junto a instituições públicas e privadas, clubes esportivos, academias de condicionamento físico, centros comunitários, hotelaria, gestão de atividades físicas e esportivas. E o licenciado irá atuar no contexto do ensino escolar na educação básica nas modalidades do ensino infantil; ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos.

DURAÇÃO

4 anos

CARGA HORÁRIA

3.440 horas

MATRIZ CURRICULAR

ANATOMIA HUMANA
ANTROPOLOGIA CULTURAL
APRENDIZAGEM MOTORA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATLETISMO I
ATLETISMO LI
BASES NUTRICIONAIS
BASQUETEBOL
BIOMECÂNICA I
BIOMECÂNICA LI
BIOQUÍMICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS EM SAÚDE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

DANÇA
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
EDUCAÇÃO FÍSICA E ENVELHECIMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIA
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS
ESPORTE ADAPTADOS
ESPORTES DE AVENTURA I
ESPORTES DE AVENTURA II
ESPORTES DE RAQUETE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTATÍSTICA I
ESTATÍSTICA II
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II
FISIOLOGIA HUMANA I
FISIOLOGIA HUMANA II
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL
GESTÃO DE ACADEMIA
GESTÃO E MARKETING DE EVENTOS
GINÁSTICA I
GINÁSTICA II
HANDEBOL I
HANDEBOL II
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
HISTÓRIA E INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
LAZER E RECREAÇÃO I
LAZER E RECREAÇÃO II
LUTAS
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DO TREINAMENTO FÍSICO
NATAÇÃO
NUTRIÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
OPTATIVA I
OPTATIVA II
OPTATIVA III
OPTATIVA IV
PEDAGOGIA DO ESPORTE
POLÍTICA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS
PRIMEIROS SOCORROS
PROJETOS INTEGRADORES I
PROJETOS INTEGRADORES II
PROJETOS INTEGRADORES III
PROJETOS INTEGRADORES IV
PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
PSICOMOTRICIDADE
RECREAÇÃO E LAZER
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
VOLEIBOL I
VOLEIBOL II


OPTATIVAS

CAPOEIRA
ESPORTES DE INVASÃO E REDE (POLIBOL, TÊNIS)
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
MUSCULAÇÃO