Psicologia




OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- promover ensino interdisciplinar, embasado por m√ļltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos s√≥lidos conhecimentos;
- sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como psicólogos;
- desenvolver a√ß√Ķes que possibilitem ao aluno atuar de forma √©tica, por meio da reflex√£o ao longo do curso, sobre o compromisso social do psic√≥logo, bem como realizar e intervir por meio de diagn√≥stico e avalia√ß√£o de processos psicol√≥gicos na esfera individual, em grupo e em organiza√ß√Ķes;
- construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia, como ciência e profissão;
- formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas;
- assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação bio-psico-social dos indivíduos envolvidos;
- definir, delimitar e compreender o papel do Psic√≥logo nos diferentes √Ęmbitos da atua√ß√£o profissional;
Formar profissional capacitado para:
- compreender os m√ļltiplos referenciais na busca da apreens√£o da amplitude do fen√īmeno psicol√≥gico em suas interfaces com fen√īmenos biol√≥gicos e sociais;
- compreender criticamente os fen√īmenos sociais, econ√īmicos, culturais e pol√≠ticos do Pa√≠s, fundamentais ao exerc√≠cio da cidadania e da profiss√£o;
- atuar em diferentes contextos, de acordo com as necessidades sociais, os direitos humanos, visando promover a√ß√Ķes preventivas para promo√ß√£o da qualidade de vida dos indiv√≠duos, grupos, organiza√ß√Ķes e comunidades.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

As compet√™ncias reportam-se a desempenhos e atua√ß√Ķes requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o dom√≠nio b√°sico de conhecimentos psicol√≥gicos e a capacidade de utiliz√°-los em diferentes contextos que demandam a investiga√ß√£o, an√°lise, avalia√ß√£o, preven√ß√£o e atua√ß√£o em processos psicol√≥gicos e psicossociais e na promo√ß√£o da qualidade de vida.
I - Analisar o campo de atua√ß√£o profissional e seus desafios contempor√Ęneos;
II - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimens√Ķes institucional e organizacional, explicitando a din√Ęmica das intera√ß√Ķes entre os seus agentes sociais;
III - Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV - Identificar, definir e formular quest√Ķes de investiga√ß√£o cient√≠fica no campo da Psicologia, vinculando-as a decis√Ķes metodol√≥gicas quanto √† escolha, coleta e an√°lise de dados em projetos de pesquisa;
V - Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI - Avaliar fen√īmenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII - Realizar diagn√≥stico e avalia√ß√£o de processos psicol√≥gicos de indiv√≠duos, de grupos e de organiza√ß√Ķes;
VIII - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreens√£o dos processos e fen√īmenos envolvidos assim o recomendar;
X - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI - Atuar, profissionalmente, em diferentes n√≠veis de a√ß√£o, de car√°ter preventivo ou terap√™utico, considerando as caracter√≠sticas das situa√ß√Ķes e dos problemas espec√≠ficos com os quais se depara;
XII - Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII - Elaborar relatos cient√≠ficos, pareceres t√©cnicos, laudos e outras comunica√ß√Ķes profissionais, inclusive materiais de divulga√ß√£o;
XIV - Apresentar trabalhos e discutir ideias em p√ļblico;
XV - Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:
I - Levantar informa√ß√£o bibliogr√°fica em indexadores, peri√≥dicos, livro, manuais t√©cnicos e outras fontes especializadas atrav√©s de meios convencionais e eletr√īnicos;

II - Ler e interpretar comunica√ß√Ķes cient√≠ficas e relat√≥rios na √°rea da Psicologia;
III - Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV - Planejar e realizar v√°rias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V - Analisar, descrever e interpretar rela√ß√Ķes entre contextos e processos psicol√≥gicos e comportamentais;
VI - Descrever, analisar e interpretar manifesta√ß√Ķes verbais e n√£o verbais como fontes prim√°rias de acesso a estados subjetivos;
VII - Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia



CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atua√ß√£o da Psicologia cresce a cada dia e precisa de profissionais com perfil diferenciado para acompanhar as mudan√ßas do mundo atual. O Psic√≥logo pode atuar na √°rea cl√≠nica, prestando servi√ßos psicol√≥gicos em psicodiagn√≥stico e psicoterapia, como tamb√©m pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos p√ļblicos de sa√ļde, escolas de Ensino Fundamental e M√©dio, creches, empresas, F√≥runs, e Organiza√ß√Ķes N√£o Governamentais (ONGs).



DURAÇÃO

5 anos

CARGA HOR√ĀRIA

4.120 HORAS

MATRIZ CURRICULAR
Introdução à Psicologia
História e Epistemologia da Psicologia
Filosofia
Sociologia Geral
Biologia
Metodologia da Pesquisa
Comunicação e Expressão
Antropologia Cultural
Psicologia do Desenvolvimento I - Psicologia Infantil
Teorias e Sistemas em Psicologia I - Comportamental
Anatomia Humana
Estatística Aplicada à Psicologia
Inform√°tica
Psicologia Social I
Neuroanatomia
An√°lise Experimental do Comportamento
Teorias e Sistemas em Psicologia II - Fenomenológica Humanista
Psicologia do Desenvolvimento II - Psicologia da Adolescência
Psicologia Social II
Técnicas de Observação
Fisiologia Humana
Interação Comunitária I
Teorias e Sistemas em Psicologia III ‚Äď Psicanal√≠tica
Psicologia do Desenvolvimento III - Psicologia do Adulto e do Idoso
Psicologia da Personalidade
Neurofisiologia do Comportamento
Psicologia Cognitiva
Métodos de Investigação Científica em Psicologia
Interação Comunitária II
Psicodiagnóstico
Psicopatologia I
Testes Psicológicos I
Psicologia das Pessoas com Necessidades Especiais
Est√°gio Supervisionado B√°sico I
Interven√ß√Ķes Terap√™uticas Grupais
Testes Psicológicos II
Processos Psicológicos Básicos - Motivação e Emoção
Psicopatologia II
Psicofarmacologia
√Čtica Profissional
Est√°gio Supervisionado B√°sico II
Psicoterapia Familiar
Psicossom√°tica
Psicologia e Sa√ļde
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Base Psicanalítica
Psicoterapia Breve
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo I
Psicoterapias Infantis
Epidemiologia
Teorias e T√©cnicas Psicoter√°picas II ‚Äď Base Anal√≠tica e Psicodrama
Psico-oncologia
Optativa I
Psicologia do Esporte
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo II
Psicologia e Institui√ß√£o de Sa√ļde Mental
Teorias e T√©cnicas Psicoter√°picas III - Cognitivo-Comportamental ‚Äď Terapias Sexuais
Psicologia e Responsabilidade Social
Optativa II
Trabalho de Curso I
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo III
Psicologia Hospitalar
Tópicos Especiais em Psicologia
Formação do Papel Profissional
Optativa III
Trabalho de Curso II
Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo IV


OPTATIVAS

Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
Sa√ļde Mental
Psicologia, Ecologia e Desenvolvimento Sustent√°vel
Literatura e Psican√°lise
Gerontologia
Psicologia Forense

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