Pedagogia




OBJETIVOS

O objetivo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Van Gogh √© a forma√ß√£o de professores para exercer fun√ß√Ķes de magist√©rio na Educa√ß√£o Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino M√©dio, na modalidade Normal, de Educa√ß√£o Profissional na √°rea de servi√ßos e apoio escolar e em outras √°reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedag√≥gicos.
As atividades docentes tamb√©m compreendem participa√ß√£o na organiza√ß√£o e gest√£o de sistemas e institui√ß√Ķes de ensino, englobando:
I - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
I ‚Äď atuar com √©tica e compromisso com vistas √† constru√ß√£o de uma sociedade justa, equ√Ęnime, igualit√°ria;
II ‚Äď compreender, cuidar e educar crian√ßas de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimens√Ķes, entre outras, f√≠sica, psicol√≥gica, intelectual, social;¬†
III ‚Äď fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crian√ßas do Ensino Fundamental, assim como daqueles que n√£o tiveram oportunidade de escolariza√ß√£o na idade pr√≥pria;
IV ‚Äď trabalhar, em espa√ßos escolares e n√£o-escolares, na promo√ß√£o da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos n√≠veis e modalidades do processo educativo;
V ‚Äď reconhecer e respeitar as manifesta√ß√Ķes e necessidades f√≠sicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas rela√ß√Ķes individuais e coletivas;¬†
VI ‚Äď ensinar L√≠ngua Portuguesa, Matem√°tica, Ci√™ncias, Hist√≥ria, Geografia, Artes, Educa√ß√£o F√≠sica, de forma interdisciplinar e adequada √†s diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII ‚Äď relacionar as linguagens dos meios de comunica√ß√£o √† educa√ß√£o, nos processos did√°tico-pedag√≥gicos, demonstrando dom√≠nio das tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;¬†
VIII ‚Äď promover e facilitar rela√ß√Ķes de coopera√ß√£o entre a institui√ß√£o educativa, a fam√≠lia e a comunidade;
IX ‚Äď identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para supera√ß√£o de exclus√Ķes sociais, √©tnico-raciais, econ√īmicas, culturais, religiosas, pol√≠ticas e outras;
X ‚Äď demonstrar consci√™ncia da diversidade, respeitando as diferen√ßas de natureza ambiental-ecol√≥gica, √©tnico-racial, de g√™neros, faixas geracionais, classes sociais, religi√Ķes, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;¬†
XI ‚Äď desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo di√°logo entre a √°rea educacional e as demais √°reas do conhecimento;
XII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes contribuindo para elabora√ß√£o, implementa√ß√£o, coordena√ß√£o, acompanhamento e avalia√ß√£o do projeto pedag√≥gico;¬†
XIII ‚Äď participar da gest√£o das institui√ß√Ķes planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e n√£o-escolares;
¬† XIV ‚Äď realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros:¬†
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
¬† XV ‚Äď utilizar, com propriedade, instrumentos pr√≥prios para constru√ß√£o de conhecimentos pedag√≥gicos e cient√≠ficos;
XVI ‚Äď estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determina√ß√Ķes legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avalia√ß√£o √†s inst√Ęncias competentes.



CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Pedagogia com forma√ß√£o t√©cnica e cient√≠fica atuar√° nas s√©ries iniciais da Educa√ß√£o B√°sica, Educa√ß√£o Infantil e Educa√ß√£o Especial em institui√ß√Ķes escolares p√ļblicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordena√ß√£o pedag√≥gica, supervis√£o e administra√ß√£o escolar. Fora do √Ęmbito escolar, o profissional ser√° preparado para atuar em projetos e institui√ß√Ķes educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenci√°rias, entre outros, ou mesmo por meio de a√ß√Ķes coletivo-culturais com segmentos como jovens, adulto, idosos, etc. Al√©m destes campos mais tradicionais de atua√ß√£o, o Pedagogo poder√° participar da avalia√ß√£o de sistemas, projetos educacionais, meios de comunica√ß√£o, entre outros.



DURAÇÃO

4 anos

CARGA HOR√ĀRIA

3.200 horas

MATRIZ CURRICULAR
Antropologia Cultural
Avaliação da Aprendizagem
Did√°tica
Educação Ambiental
Educação, Diversidade e Desigualdade
Est√°gio Supervisionado I
Est√°gio Supervisionado II
Est√°gio Supervisionado III
Est√°gio Supervisionado IV
Estatística aplicada à Educação
√Čtica e Cidadania
Filosofia da Educação
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pedagogia Waldorf
Gest√£o Educacional
História da Educação
História e Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Inform√°tica Aplicada
Língua Portuguesa
Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS
Metodologia da Pesquisa
Oficina Pedagógica I
Oficina Pedagógica II
Oficina Pedagógica III
Oficina Pedagógica IV
Oficina Pedagógica V
Política e Legislação educacional
Projeto Integrador I
Projeto Integrador II
Projeto Integrador III
Projeto Integrador IV
Projeto Integrador V
Projeto Político-Pedagógico
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Psicopedagogia
Sociologia da Educação
Sociologia Geral
Tecnologia Educacional
Trabalho de Curso I
Trabalho de Curso II

OPTATIVAS

Administração de Conflitos
Comportamento Organizacional
Coral
Dança
Empreendedorismo
Fundamentos da administração
Gest√£o de Projetos
Higiene e Sa√ļde
Introdução ao Marketing
Literatura Infantil
Trabalho e Educação


Gostaria de um Desconto INCR√ćVEL exclusivo?