Farm√°cia




OBJETIVOS

Formar farmac√™uticos competentes, com foco em forma√ß√£o cl√≠nica e tecnol√≥gica, para o desenvolvimento de a√ß√Ķes de preven√ß√£o, promo√ß√£o, prote√ß√£o e reabilita√ß√£o da sa√ļde, sendo capazes de tomar decis√Ķes e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais, liderando e gerenciando com efici√™ncia pessoas, processos e recursos, buscando continuamente o conhecimento e o aprendizado, sendo capazes de realizar de forma adequada o acompanhamento farmacoterap√™utico.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

De acordo com as DCNs/2017, tem como perfil do formando egresso/profissional, o farmac√™utico, profissional da √°rea de Sa√ļde, com forma√ß√£o centrada nos f√°rmacos, nos medicamentos, na assist√™ncia farmac√™utica e no acompanhamento farmacoterap√™utico, e, de forma integrada, com forma√ß√£o em an√°lises cl√≠nicas e toxicol√≥gicas, em cosm√©ticos e em alimentos, em prol do cuidado √† sa√ļde do indiv√≠duo, da fam√≠lia e da comunidade. Dada a necess√°ria articula√ß√£o entre conhecimentos, compet√™ncias, habilidades e atitudes, para contemplar o perfil do egresso, a forma√ß√£o deve estar estruturada nos seguintes eixos: "Cuidado em Sa√ļde, Tecnologia e Inova√ß√£o e Sa√ļde e Gest√£o em Sa√ļde‚ÄĚ. O Cuidado em Sa√ļde compreende um conjunto de a√ß√Ķes e de servi√ßos ofertados ao indiv√≠duo, fam√≠lia e comunidade que considera a autonomia do ser humano pautada em a√ß√Ķes que visem a promo√ß√£o, prote√ß√£o e recupera√ß√£o da sa√ļde, al√©m da preven√ß√£o de doen√ßas, o que exige:
Ôā∑ O acolhimento do indiv√≠duo, verifica√ß√£o das necessidades, a realiza√ß√£o da anamnese farmac√™utica e o registro das informa√ß√Ķes referentes ao cuidado em sa√ļde, considerando o contexto da vida e a integralidade do indiv√≠duo;
Ôā∑ A avalia√ß√£o e o manejo da farmacoterapia, com base em racioc√≠nio clinico, considerando necessidade, prescri√ß√£o, efetividade, seguran√ßa, comodidade, acesso, ades√£o e custo;
Ôā∑ A solicita√ß√£o, realiza√ß√£o e interpreta√ß√£o de exames clinico laboratoriais e toxicol√≥gicos, a verifica√ß√£o e avalia√ß√£o de par√Ęmetros fisiol√≥gicos, bioqu√≠micos e farmacocin√©ticos, para fins de acompanhamento farmacoterap√™utico e provis√£o de outros servi√ßos farmac√™uticos;
Ôā∑ A investiga√ß√£o de riscos relacionados √† seguran√ßa do paciente, visando ao desenvolvimento de a√ß√Ķes preventivas e corretivas;
Ôā∑ A identifica√ß√£o de situa√ß√Ķes de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou servi√ßo de sa√ļde, atuando de modo a preservar a sa√ļde e a integridade do paciente;
Ôā∑ O planejamento, a coordena√ß√£o e a realiza√ß√£o de diagn√≥stico situacional de sa√ļde, com base em estudos epidemiol√≥gicos, demogr√°ficos, farmacoepidemiol√≥gicos, farmacoecon√īmicos, clinico laboratoriais e socioecon√īmicos, al√©m de outras investiga√ß√Ķes de car√°ter t√©cnico, cient√≠fico e social, reconhecendo as caracter√≠sticas nacionais, regionais e locais;
Ôā∑ A elabora√ß√£o e aplica√ß√£o de plano de cuidado farmac√™utico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de sa√ļde, com acompanhamento da sua evolu√ß√£o;
Ôā∑ A prescri√ß√£o de terapias farmacol√≥gicas e n√£o farmacol√≥gicas e de outras interven√ß√Ķes relativas ao cuidado em sa√ļde, conforme legisla√ß√£o espec√≠fica no √Ęmbito de sua compet√™ncia profissional;
Ôā∑ A dispensa√ß√£o de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
Ôā∑ O rastreamento em sa√ļde, a educa√ß√£o em sa√ļde, o manejo de problemas de sa√ļde autolimitados, a monitoriza√ß√£o terap√™utica de medicamentos, a concilia√ß√£o de medicamentos, a revis√£o da farmacoterapia, o acompanhamento farmacoterap√™utico, a gest√£o da cl√≠nica, entre outros servi√ßos farmac√™uticos;
Ôā∑ O esclarecimento ao indiv√≠duo e, quando necess√°rio, ao seu cuidador, sore a condi√ß√£o de sa√ļde, tratamento, exames clinico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;
Ôā∑ A busca, a sele√ß√£o, a organiza√ß√£o, a interpreta√ß√£o e a divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes que orientem a tomada de decis√Ķes baseadas em evid√™ncias cient√≠ficas, em conson√Ęncia com as pol√≠ticas de sa√ļde;
Ôā∑ A promo√ß√£o e a educa√ß√£o em sa√ļde, envolvendo o indiv√≠duo, a fam√≠lia e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo a√ß√Ķes educativas;
Ôā∑ A realiza√ß√£o e interpreta√ß√£o de exames clinico-laboratoriais e toxicol√≥gicos, para fins de complementa√ß√£o de diagn√≥stico e progn√≥stico;
Ôā∑ A prescri√ß√£o, a orienta√ß√£o, a aplica√ß√£o e o acompanhamento visando ao uso adequado de cosm√©tico e outros produtos para a sa√ļde;
Ôā∑ A orienta√ß√£o sobre o uso seguro e racional de alimentos relacionados √† sa√ļde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares; Ôā∑ A prescri√ß√£o, a aplica√ß√£o e o acompanhamento das pr√°ticas integrativas e complementares, de acordo com as pol√≠ticas de sa√ļde e a legisla√ß√£o vigente. ‚ÄúA Tecnologia em sa√ļde √© compreendida como um conjunto organizado de conhecimentos cient√≠ficos, emp√≠ricos ou intuitivos, empregados na pesquisa, no desenvolvimento, na produ√ß√£o, na qualidade e na provis√£o de bens e servi√ßos. A inova√ß√£o, por sua vez, √© a solu√ß√£o de problemas tecnol√≥gicos, compreendendo a introdu√ß√£o ou melhoria de processos, produtos, estrat√©gias ou servi√ßos, tendo repercuss√£o positiva na sa√ļde individual e coletiva. A execu√ß√£o da tecnologia e inova√ß√£o em sa√ļde requer as seguintes compet√™ncias:
I- Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir controlar e garantir a qualidade de:
a) f√°rmacos, medicamentos, insumos;
b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos;
c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;
d) alimentos, prepara√ß√Ķes parenterais e enterais, suplementos alimentares e diet√©ticos;
e) cosméticos, saneantes e domissanitários;
f) outros produtos relacionados √† sa√ļde.
II- Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade e tecnologias de processos e servi√ßos aplicados √† √°rea de sa√ļde, envolvendo:
a) as tecnologias relacionadas a processos, pr√°ticas e servi√ßos de sa√ļde;
b) A sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos;
c) a avalia√ß√£o da infraestrutura necess√°ria √† adequa√ß√£o de instala√ß√Ķes e equipamentos;
d) a avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e rotulagem;
e) a administração da logística de armazenamento e transporte;
f) a incorporação de tecnologia de informação, a orientação e o compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.
Entende-se como ‚Äúgest√£o em sa√ļde um processo t√©cnico, pol√≠tico e social capaz de integrar recursos e a√ß√Ķes para a produ√ß√£o de resultados. A sua execu√ß√£o requer as seguintes compet√™ncias:
I- Identificar e registrar os problemas e as necessidades de sa√ļde, o que envolve:
a) conhecer e compreender as pol√≠ticas p√ļblicas de sa√ļde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes inst√Ęncias;
b) conhecer e compreender a organiza√ß√£o dos servi√ßos e sistemas de sa√ļde;
c) conhecer e compreender a gestão da informação;
d) participar nas inst√Ęncias consultivas e deliberativas de pol√≠ticas de sa√ļde;
II- Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos o que envolve:
a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gest√£o em sa√ļde;
b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem a qualidade e a segurança dos serviços prestados;
c) propor a√ß√Ķes baseadas em evid√™ncias cient√≠ficas nas realidades socioculturais, econ√īmicas e pol√≠ticas;
d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho;
e) conhecer e compreender as bases de administração e da gestão das empresas farmacêuticas.
III- Promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:
a) conhecer a legisla√ß√£o que rege as rela√ß√Ķes com trabalhadores e atuar na defini√ß√£o de suas fun√ß√Ķes e sua integra√ß√£o com os objetivos da organiza√ß√£o do servi√ßo;
b) desenvolver a avalia√ß√£o participativa das a√ß√Ķes e servi√ßos em sa√ļde; c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando √† implanta√ß√£o e √† otimiza√ß√£o de projetos, processos e planos de a√ß√£o.



CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado farmac√™utico brasileiro √© um dos maiores do mundo e √© impulsionado pelo tamanho da popula√ß√£o, o aumento da renda e a amplia√ß√£o de programas governamentais de assist√™ncia farmac√™utica. F√°bricas de medicamentos e cosm√©ticos e laborat√≥rios de an√°lises cl√≠nicas s√£o grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bachar√©is. O setor p√ļblico, representado pelas farm√°cias populares e pelos servi√ßos de vigil√Ęncia sanit√°ria, √© outro tradicional empregador. Os graduados podem, ainda, atuar na √°rea cient√≠fica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Outras √°reas de atua√ß√£o s√£o:
Ôā∑ Alimentos: An√°lise da a√ß√£o de determinadas subst√Ęncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.
Ôā∑ An√°lises cl√≠nicas e toxicol√≥gicas: An√°lise de material biol√≥gico para Ôā∑ Detectar doen√ßas causadas por agentes infecciosos ou intoxica√ß√£o.
Ôā∑ Aten√ß√£o farmac√™utica: Orienta√ß√£o de pacientes em drogarias, laborat√≥rios e ind√ļstrias farmac√™uticas.
Ôā∑ √Ārea ambiental: Controle da qualidade da √°gua, do solo e do ar em determinadas regi√Ķes.
Ôā∑ Biologia molecular: An√°lises laboratoriais envolvendo t√©cnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.
Ôā∑ Bioqu√≠mica cl√≠nica: An√°lise de exames para verificar as altera√ß√Ķes do organismo detect√°veis por testes laboratoriais.
Ôā∑ Cosmetologia: Formula√ß√£o de cosm√©ticos e produtos de higiene em ind√ļstrias e farm√°cias de manipula√ß√£o. Atuar no controle de qualidade desses produtos. Ôā∑ Farm√°cia cl√≠nica: Acompanhamento de pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessoria de m√©dicos e enfermeiros.
Ôā∑ Farmacovigil√Ęncia: An√°lise de medicamentos e cosm√©ticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.
Ôā∑ Gest√£o: Comando de um departamento na ind√ļstria farmac√™utica, administrando custos, projetos e pessoal.
Ôā∑ Medicamentos: Pesquisa e teste de princ√≠pios ativos e novas drogas na ind√ļstria farmac√™utica.
Ôā∑ Pesquisa cl√≠nica: Observa√ß√£o cl√≠nica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.
Ôā∑ Vendas: Comercializa√ß√£o de medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de sa√ļde. Preparar rem√©dios personalizados, conforme prescri√ß√£o m√©dica.
Ôā∑ Vigil√Ęncia sanit√°ria: An√°lise e controle de medicamentos, insumos para laborat√≥rios ou alimentos.



DURAÇÃO

5 anos

CARGA HOR√ĀRIA

4.280 HORAS

MATRIZ CURRICULAR
Qu√≠mica Geral e Inorg√Ęnica
Fundamentos de Administração, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Expressão
Anatomia
Metodologia da Pesquisa
Introdução às Ciências Farmacêuticas
Biologia Celular
Física e Biofísica
Bioinform√°tica Aplicada
Histologia e Embriologia
Sociologia e Antropologia
Genética e Biologia Molecular
Qu√≠mica Org√Ęnica
Bioestatística Aplicada
Psicologia Aplicada
Bioquímica
Fisiologia Geral
Microbiologia Básica e Clínica
Química Analítica
Projeto Integrador I
Est√°gio I
Patologia Geral
Citolopatologia Clinica
Química Farmacêutica e Medicinal
Parasitologia Básica e Clínica
Bromatologia
Projeto Integrador II
Est√°gio II
Bioquímica Clínica
Farmacocin√©tica e Farmacodin√Ęmica
Hematologia Clínica
Imunologia Básica e Clínica
Projeto Integrador III
Est√°gio III
Pol√≠ticas de Sa√ļde
Farmacoepidemiologia e Farmacovigil√Ęncia
Farm√°cia Hospitalar
Enzimologia
Farmacologia Clínica I
Farmacotécnica
Est√°gio IV
Legisla√ß√£o Sanit√°ria, √Čtica e Bio√©tica
Deontologia e Legislação Farmacêutica
Farmacognosia
Farm√°cia Industrial
Cosmetologia
Farmacologia Clínica II
Primeiros Socorros
Est√°gio V
Produtividade e Controle de Qualidade
Toxicologia e Análises Toxicológicas
Gestão de Empresas Farmacêuticas
Assistência e Atenção Farmacêutica
Gest√£o Ambiental e An√°lises Ambientais
Farmacotécnica Homeopática
Medicamentos Fitoter√°picos
Est√°gio VI
Optativa I
Trabalho de Curso I
An√°lises de Exames Laboratoriais
Logística Farmacêutica 36
Est√°gio VII
Optativa II
Trabalho de Curso II
Pr√°ticas Integrativas do Sus
Nutrição Clínica
Est√°gio VIII



OPTATIVAS

Imunologia Clínica
Sa√ļde e Sociedade
Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico de Medicamentos
Tecnologia de Alimentos
Gestão da Tecnologia e Inovação

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