Farmácia




OBJETIVOS

Formar farmacêuticos competentes, com foco em formação clínica e tecnológica, para o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, sendo capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais, liderando e gerenciando com eficiência pessoas, processos e recursos, buscando continuamente o conhecimento e o aprendizado, sendo capazes de realizar de forma adequada o acompanhamento farmacoterapêutico.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

De acordo com as DCNs/2017, tem como perfil do formando egresso/profissional, o farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos, na assistência farmacêutica e no acompanhamento farmacoterapêutico, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Dada a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, para contemplar o perfil do egresso, a formação deve estar estruturada nos seguintes eixos: "Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação e Saúde e Gestão em Saúde”. O Cuidado em Saúde compreende um conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, família e comunidade que considera a autonomia do ser humano pautada em ações que visem a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, o que exige:
 O acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, a realização da anamnese farmacêutica e o registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto da vida e a integralidade do indivíduo;
 A avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clinico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;
 A solicitação, realização e interpretação de exames clinico laboratoriais e toxicológicos, a verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e provisão de outros serviços farmacêuticos;
 A investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;
 A identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo a preservar a saúde e a integridade do paciente;
 O planejamento, a coordenação e a realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clinico laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;
 A elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;
 A prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica no âmbito de sua competência profissional;
 A dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
 O rastreamento em saúde, a educação em saúde, o manejo de problemas de saúde autolimitados, a monitorização terapêutica de medicamentos, a conciliação de medicamentos, a revisão da farmacoterapia, o acompanhamento farmacoterapêutico, a gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;
 O esclarecimento ao indivíduo e, quando necessário, ao seu cuidador, sore a condição de saúde, tratamento, exames clinico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;
 A busca, a seleção, a organização, a interpretação e a divulgação de informações que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;
 A promoção e a educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas;
 A realização e interpretação de exames clinico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico;
 A prescrição, a orientação, a aplicação e o acompanhamento visando ao uso adequado de cosmético e outros produtos para a saúde;
 A orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares;  A prescrição, a aplicação e o acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas de saúde e a legislação vigente. “A Tecnologia em saúde é compreendida como um conjunto organizado de conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na pesquisa, no desenvolvimento, na produção, na qualidade e na provisão de bens e serviços. A inovação, por sua vez, é a solução de problemas tecnológicos, compreendendo a introdução ou melhoria de processos, produtos, estratégias ou serviços, tendo repercussão positiva na saúde individual e coletiva. A execução da tecnologia e inovação em saúde requer as seguintes competências:
I- Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir controlar e garantir a qualidade de:
a) fármacos, medicamentos, insumos;
b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos;
c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;
d) alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos;
e) cosméticos, saneantes e domissanitários;
f) outros produtos relacionados à saúde.
II- Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade e tecnologias de processos e serviços aplicados à área de saúde, envolvendo:
a) as tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde;
b) A sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos;
c) a avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos;
d) a avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e rotulagem;
e) a administração da logística de armazenamento e transporte;
f) a incorporação de tecnologia de informação, a orientação e o compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.
Entende-se como “gestão em saúde um processo técnico, político e social capaz de integrar recursos e ações para a produção de resultados. A sua execução requer as seguintes competências:
I- Identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve:
a) conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias;
b) conhecer e compreender a organização dos serviços e sistemas de saúde;
c) conhecer e compreender a gestão da informação;
d) participar nas instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde;
II- Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos o que envolve:
a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde;
b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem a qualidade e a segurança dos serviços prestados;
c) propor ações baseadas em evidências científicas nas realidades socioculturais, econômicas e políticas;
d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho;
e) conhecer e compreender as bases de administração e da gestão das empresas farmacêuticas.
III- Promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:
a) conhecer a legislação que rege as relações com trabalhadores e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço;
b) desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde; c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos, processos e planos de ação.



CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado farmacêutico brasileiro é um dos maiores do mundo e é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis. O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária, é outro tradicional empregador. Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Outras áreas de atuação são:
 Alimentos: Análise da ação de determinadas substâncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.
 Análises clínicas e toxicológicas: Análise de material biológico para  Detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.
 Atenção farmacêutica: Orientação de pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas.
 Área ambiental: Controle da qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões.
 Biologia molecular: Análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.
 Bioquímica clínica: Análise de exames para verificar as alterações do organismo detectáveis por testes laboratoriais.
 Cosmetologia: Formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.  Farmácia clínica: Acompanhamento de pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessoria de médicos e enfermeiros.
 Farmacovigilância: Análise de medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.
 Gestão: Comando de um departamento na indústria farmacêutica, administrando custos, projetos e pessoal.
 Medicamentos: Pesquisa e teste de princípios ativos e novas drogas na indústria farmacêutica.
 Pesquisa clínica: Observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.
 Vendas: Comercialização de medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição médica.
 Vigilância sanitária: Análise e controle de medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.



DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

4.280 HORAS

MATRIZ CURRICULAR
Química Geral e Inorgânica
Fundamentos de Administração, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Expressão
Anatomia
Metodologia da Pesquisa
Introdução às Ciências Farmacêuticas
Biologia Celular
Física e Biofísica
Bioinformática Aplicada
Histologia e Embriologia
Sociologia e Antropologia
Genética e Biologia Molecular
Química Orgânica
Bioestatística Aplicada
Psicologia Aplicada
Bioquímica
Fisiologia Geral
Microbiologia Básica e Clínica
Química Analítica
Projeto Integrador I
Estágio I
Patologia Geral
Citolopatologia Clinica
Química Farmacêutica e Medicinal
Parasitologia Básica e Clínica
Bromatologia
Projeto Integrador II
Estágio II
Bioquímica Clínica
Farmacocinética e Farmacodinâmica
Hematologia Clínica
Imunologia Básica e Clínica
Projeto Integrador III
Estágio III
Políticas de Saúde
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
Farmácia Hospitalar
Enzimologia
Farmacologia Clínica I
Farmacotécnica
Estágio IV
Legislação Sanitária, Ética e Bioética
Deontologia e Legislação Farmacêutica
Farmacognosia
Farmácia Industrial
Cosmetologia
Farmacologia Clínica II
Primeiros Socorros
Estágio V
Produtividade e Controle de Qualidade
Toxicologia e Análises Toxicológicas
Gestão de Empresas Farmacêuticas
Assistência e Atenção Farmacêutica
Gestão Ambiental e Análises Ambientais
Farmacotécnica Homeopática
Medicamentos Fitoterápicos
Estágio VI
Optativa I
Trabalho de Curso I
Análises de Exames Laboratoriais
Logística Farmacêutica 36
Estágio VII
Optativa II
Trabalho de Curso II
Práticas Integrativas do Sus
Nutrição Clínica
Estágio VIII



OPTATIVAS

Imunologia Clínica
Saúde e Sociedade
Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico de Medicamentos
Tecnologia de Alimentos
Gestão da Tecnologia e Inovação

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