Farmácia

OBJETIVOS
Formar farmacêuticos competentes, com foco em formação clínica e tecnológica, para o
desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, sendo
capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais,
liderando e gerenciando com eficiência pessoas, processos e recursos, buscando
continuamente o conhecimento e o aprendizado, sendo capazes de realizar de forma
adequada o acompanhamento farmacoterapêutico.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO
De acordo com as DCNs/2017, tem como perfil do formando egresso/profissional, o
farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos
medicamentos, na assistência farmacêutica e no acompanhamento farmacoterapêutico, e, de
forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em
alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.
Dada a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes,
para contemplar o perfil do egresso, a formação deve estar estruturada nos seguintes eixos:
"Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação e Saúde e Gestão em Saúde”. O Cuidado em Saúde
compreende um conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, família e comunidade
que considera a autonomia do ser humano pautada em ações que visem a promoção,
proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, o que exige:
O acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, a realização da anamnese
farmacêutica e o registro das informações referentes ao cuidado em saúde,
considerando o contexto da vida e a integralidade do indivíduo;
A avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clinico,
considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso,
adesão e custo;
A solicitação, realização e interpretação de exames clinico laboratoriais e toxicológicos,
a verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos,
para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e provisão de outros serviços
farmacêuticos;
A investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao
desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;
A identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou
serviço de saúde, atuando de modo a preservar a saúde e a integridade do paciente;
O planejamento, a coordenação e a realização de diagnóstico situacional de saúde,
com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos,
farmacoeconômicos, clinico laboratoriais e socioeconômicos, além de outras
investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características
nacionais, regionais e locais;
A elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente
e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com
acompanhamento da sua evolução;
A prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções
relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica no âmbito de sua
competência profissional;
A dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
O rastreamento em saúde, a educação em saúde, o manejo de problemas de saúde
autolimitados, a monitorização terapêutica de medicamentos, a conciliação de
medicamentos, a revisão da farmacoterapia, o acompanhamento farmacoterapêutico,
a gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;
O esclarecimento ao indivíduo e, quando necessário, ao seu cuidador, sore a condição
de saúde, tratamento, exames clinico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao
processo de cuidado;
A busca, a seleção, a organização, a interpretação e a divulgação de informações que
orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância
com as políticas de saúde;
A promoção e a educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a
comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações
educativas;
A realização e interpretação de exames clinico-laboratoriais e toxicológicos, para fins
de complementação de diagnóstico e prognóstico;
A prescrição, a orientação, a aplicação e o acompanhamento visando ao uso adequado
de cosmético e outros produtos para a saúde;
A orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos relacionados à saúde,
incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares;
A prescrição, a aplicação e o acompanhamento das práticas integrativas e
complementares, de acordo com as políticas de saúde e a legislação vigente.
“A Tecnologia em saúde é compreendida como um conjunto organizado de conhecimentos
científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na pesquisa, no desenvolvimento, na
produção, na qualidade e na provisão de bens e serviços. A inovação, por sua vez, é a solução
de problemas tecnológicos, compreendendo a introdução ou melhoria de processos, produtos,
estratégias ou serviços, tendo repercussão positiva na saúde individual e coletiva. A execução
da tecnologia e inovação em saúde requer as seguintes competências:
I- Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir controlar e garantir a qualidade de:
a) fármacos, medicamentos, insumos;
b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e
outros produtos biotecnológicos e biológicos;
c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;
d) alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos;
e) cosméticos, saneantes e domissanitários;
f) outros produtos relacionados à saúde.
II- Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade e
tecnologias de processos e serviços aplicados à área de saúde, envolvendo:
a) as tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde;
b) A sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos;
c) a avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos;
d) a avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e rotulagem;
e) a administração da logística de armazenamento e transporte;
f) a incorporação de tecnologia de informação, a orientação e o compartilhamento de
conhecimentos com a equipe de trabalho.
Entende-se como “gestão em saúde um processo técnico, político e social capaz de integrar
recursos e ações para a produção de resultados. A sua execução requer as seguintes
competências:
I- Identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve:
a) conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada
nas diferentes instâncias;
b) conhecer e compreender a organização dos serviços e sistemas de saúde;
c) conhecer e compreender a gestão da informação;
d) participar nas instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde;
II- Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e
projetos o que envolve:
a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde;
b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem a qualidade e a
segurança dos serviços prestados;
c) propor ações baseadas em evidências científicas nas realidades socioculturais, econômicas e
políticas;
d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho;
e) conhecer e compreender as bases de administração e da gestão das empresas
farmacêuticas.
III- Promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:
a) conhecer a legislação que rege as relações com trabalhadores e atuar na definição de suas
funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço;
b) desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde;
c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos,
processos e planos de ação.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O mercado farmacêutico brasileiro é um dos maiores do mundo e é impulsionado pelo
tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de
assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises
clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os
bacharéis. O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de
vigilância sanitária, é outro tradicional empregador. Os graduados podem, ainda, atuar na área
científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense.
Outras áreas de atuação são:
Alimentos: Análise da ação de determinadas substâncias no organismo humano e
controlar a qualidade dos alimentos.
Análises clínicas e toxicológicas: Análise de material biológico para
Detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.
Atenção farmacêutica: Orientação de pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias
farmacêuticas.
Área ambiental: Controle da qualidade da água, do solo e do ar em determinadas
regiões.
Biologia molecular: Análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular,
em exames como o de paternidade.
Bioquímica clínica: Análise de exames para verificar as alterações do organismo
detectáveis por testes laboratoriais.
Cosmetologia: Formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias e
farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.
Farmácia clínica: Acompanhamento de pacientes submetidos a tratamentos longos.
Assessoria de médicos e enfermeiros.
Farmacovigilância: Análise de medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o
que prometem ao consumidor.
Gestão: Comando de um departamento na indústria farmacêutica, administrando
custos, projetos e pessoal.
Medicamentos: Pesquisa e teste de princípios ativos e novas drogas na indústria
farmacêutica.
Pesquisa clínica: Observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos
no mercado.
Vendas: Comercialização de medicamentos em drogarias ou diretamente para
hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição
médica.
Vigilância sanitária: Análise e controle de medicamentos, insumos para laboratórios ou
alimentos.
DURAÇÃO
5 anosCARGA HORÁRIA
4.280 HORASMATRIZ CURRICULAR
Fundamentos de Administração, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Expressão
Anatomia
Metodologia da Pesquisa
Introdução às Ciências Farmacêuticas
Biologia Celular
Física e Biofísica
Bioinformática Aplicada
Histologia e Embriologia
Sociologia e Antropologia
Genética e Biologia Molecular
Química Orgânica
Bioestatística Aplicada
Psicologia Aplicada
Bioquímica
Fisiologia Geral
Microbiologia Básica e Clínica
Química Analítica
Projeto Integrador I
Estágio I
Patologia Geral
Citolopatologia Clinica
Química Farmacêutica e Medicinal
Parasitologia Básica e Clínica
Bromatologia
Projeto Integrador II
Estágio II
Bioquímica Clínica
Farmacocinética e Farmacodinâmica
Hematologia Clínica
Imunologia Básica e Clínica
Projeto Integrador III
Estágio III
Políticas de Saúde
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
Farmácia Hospitalar
Enzimologia
Farmacologia Clínica I
Farmacotécnica
Estágio IV
Legislação Sanitária, Ética e Bioética
Deontologia e Legislação Farmacêutica
Farmacognosia
Farmácia Industrial
Cosmetologia
Farmacologia Clínica II
Primeiros Socorros
Estágio V
Produtividade e Controle de Qualidade
Toxicologia e Análises Toxicológicas
Gestão de Empresas Farmacêuticas
Assistência e Atenção Farmacêutica
Gestão Ambiental e Análises Ambientais
Farmacotécnica Homeopática
Medicamentos Fitoterápicos
Estágio VI
Optativa I
Trabalho de Curso I
Análises de Exames Laboratoriais
Logística Farmacêutica 36
Estágio VII
Optativa II
Trabalho de Curso II
Práticas Integrativas do Sus
Nutrição Clínica
Estágio VIII
OPTATIVAS
Imunologia ClínicaSaúde e Sociedade
Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico de Medicamentos
Tecnologia de Alimentos
Gestão da Tecnologia e Inovação