Educação Física

AUTORIZADO PELA PORTARIA N¬ļ 63, DE 03 DE MAR√áO DE 2020 DOU DE 05 DE MAR√áO DE 2020.


OBJETIVOS

Tendo em vista as especificidades de atua√ß√£o profissional, a gradua√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica, visa formar profissionais generalistas, capazes de analisar e interpretar as informa√ß√Ķes da realidade social e aplicar seus conhecimentos na identifica√ß√£o e solu√ß√£o de problemas da √°rea, qualificados para intervir, acad√™mica e profissionalmente, em estabelecimentos p√ļblicos e privados, buscando a preven√ß√£o, a promo√ß√£o de sa√ļde e a qualidade de vida das pessoas.
- Proporcionar aos egressos condi√ß√Ķes para conhecer, avaliar e intervir, acad√™mica e profissionalmente, na realidade social atrav√©s das diferentes manifesta√ß√Ķes e express√Ķes do movimento humano objetivando a forma√ß√£o, a amplia√ß√£o e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a ado√ß√£o de um estilo de vida fisicamente ativo e saud√°vel.
- Possibilitar a apropria√ß√£o e aplica√ß√£o dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais espec√≠ficos da Educa√ß√£o F√≠sica e aqueles advindos das ci√™ncias afins, que permitam responder a situa√ß√Ķes concretas, frente √† din√Ęmica de uma sociedade em permanente transforma√ß√£o.
- Proporcionar conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos, filosóficos e didático-pedagógicos que possibilitem a atuação do egresso nos diferentes contextos da atuação profissional como:
a) Na gest√£o e promo√ß√£o da sa√ļde, preven√ß√£o e reabilita√ß√£o de doen√ßas, considerados os aspectos legais;
b) No √Ęmbito do esporte, considerando as dimens√Ķes social pol√≠tica e cultural, bem como, as especificidades da gest√£o, da prepara√ß√£o t√©cnico-t√°tica e da avalia√ß√£o e prescri√ß√£o do treinamento em todas as fases da forma√ß√£o esportiva.
c) No campo do lazer com enfoque no planejamento, organiza√ß√£o e gest√£o, considerando-se as quest√Ķes culturais, sociais e econ√īmicas.
- Oportunizar experi√™ncias de participa√ß√£o, assessoramento, coordena√ß√£o, lideran√ßa e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades e compet√™ncias necess√°rias a estas fun√ß√Ķes.
- Formar profissionais com compet√™ncia para diagnosticar as necessidades das diferentes popula√ß√Ķes, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades f√≠sicas, esportivas e recreativas nas perspectivas da promo√ß√£o e prote√ß√£o a sa√ļde e preven√ß√£o de doen√ßas, forma√ß√£o cultural e educa√ß√£o e reeduca√ß√£o motora, rendimento f√≠sico-esportivo, lazer e de outros campos.
- Possibilitar o conhecimento, dom√≠nio e aplica√ß√£o dos fundamentos te√≥rico- pr√°ticos no √Ęmbito da atua√ß√£o acad√™mico-profissional em Educa√ß√£o F√≠sica, nos campos da promo√ß√£o e prote√ß√£o a sa√ļde e preven√ß√£o de doen√ßas, forma√ß√£o cultural e educa√ß√£o e reeduca√ß√£o motora, rendimento f√≠sico-esportivo, do lazer e de outros campos.
- Provocar um olhar curioso sobre a realidade, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e fazeres da Educação Física e sua relação com as demais áreas do conhecimento.
- Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, por meio da análise crítica da literatura especializada afim de contínua atualização e produção acadêmica profissional.
- Proporcionar ao acadêmico suporte técnico científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de interação com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas afins.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

I - dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
II - pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acad√™mica e profissionalmente, por meio das manifesta√ß√Ķes e express√Ķes da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades f√≠sicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exerc√≠cio f√≠sico, da gin√°stica, do jogo, do esporte, das lutas, da dan√ßa, visando √† forma√ß√£o, √† amplia√ß√£o e enriquecimento cultural da sociedade para a ado√ß√£o de um estilo de vida fisicamente ativo e saud√°vel;
III - intervir acad√™mica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da preven√ß√£o, promo√ß√£o, prote√ß√£o e reabilita√ß√£o da sa√ļde;
IV - intervir acad√™mica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifesta√ß√Ķes do esporte e considerar a relev√Ęncia social, cultural e econ√īmica do alto rendimento esportivo;
V - intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
VI - participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discuss√£o, de defini√ß√£o, de planejamento e de operacionaliza√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas e institucionais nos campos da sa√ļde, do lazer, do esporte, da educa√ß√£o n√£o escolar, da seguran√ßa, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
VII - diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
VIII - conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
IX - acompanhar as transforma√ß√Ķes acad√™mico-cient√≠ficas da Educa√ß√£o F√≠sica e de √°reas afins, mediante a an√°lise cr√≠tica da literatura especializada com o prop√≥sito de cont√≠nua atualiza√ß√£o acad√™mico-profissional; e,
X - utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.



MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado no Curso de Graduação em Educação Fisica da Van Gogh vai coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, relacionados com a componente escolar educação física.
A aquisi√ß√£o das compet√™ncias e das habilidades requeridas na forma√ß√£o do graduado em Educa√ß√£o F√≠sica dever√° ocorrer a partir de experi√™ncias durante o curso em seus est√°gios e posteriormente em sua atua√ß√£o profissional, em que toda a sistematiza√ß√£o te√≥rica deve ser articulada com as situa√ß√Ķes de interven√ß√£o acad√™mico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consist√™ncia e coer√™ncia conceitual. Nesse sentido, as compet√™ncias n√£o podem ser adquiridas apenas no plano te√≥rico ou estritamente no plano instrumental. Torna-se necess√°rio , portanto, a coer√™ncia entre a forma√ß√£o oferecida, as exig√™ncias pr√°ticas profissionaise as necessidades de forma√ß√£o, de amplia√ß√£o e de enriquecimento cultural das pessoas.
Todavia, a vis√£o de compet√™ncia n√£o pode ser compreendida somente √†s dimens√Ķes do fazer, do saber fazer ou do saber intervir. Dessa forma, compet√™ncia √©, sobretudo, a condi√ß√£o de refazer permanentemente nossa rela√ß√£o com a sociedade e a natureza, usando como instrumento o conhecimento inovador de perspectiva emancipador, compreendida em uma concep√ß√£o de curr√≠culo como processo de forma√ß√£o da compet√™ncia humana hist√≥rica.
Portanto, o bacharel em Educa√ß√£o F√≠sica poder√° atuar em junto a institui√ß√Ķes p√ļblicas e privadas, clubes esportivos, academias de condicionamento f√≠sico, centros comunit√°rios, hotelaria, gest√£o de atividades f√≠sicas e esportivas. E o licenciado ir√° atuar no contexto do ensino escolar na educa√ß√£o b√°sica nas modalidades do ensino infantil; ensino fundamental e m√©dio e educa√ß√£o de jovens e adultos.



DURAÇÃO

4 anos

CARGA HOR√ĀRIA

3.440 horas

MATRIZ CURRICULAR
Anatomia Humana
Antropologia Cultural
Aprendizagem motora
Atividades Complementares
Atletismo I
Atletismo lI
Bases Nutricionais
Basquetebol
Biomec√Ęnica I
Biomec√Ęnica lI
Bioquímica aplicada a Educação Física
Comunicação e Expressão
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Dança
Educação Física Adaptada
Educação Física e envelhecimento
Educa√ß√£o F√≠sica e Sa√ļde
Educação Física e Tecnologia
Educação Física para Grupos Especiais
Esporte Adaptados
Esportes de Aventura I
Esportes de Aventura II
Esportes de Raquete
Est√°gio Supervisionado
Estatística I
Estatística II
Fisiologia do Exercício I
Fisiologia do Exercício II
Fisiologia Humana I
Fisiologia Humana II
Fundamentos Sociológicos e Filosóficos da Educação
Física
Futebol de Campo e Futsal
Gest√£o de Academia
Gest√£o e Marketing de Eventos
Gin√°stica I
Gin√°stica II
Handebol I
Handebol II
História da Educação Física e Esporte
Lazer e Recreação I
Lazer e Recreação II
Lutas
Medidas e Avaliação em Educação Física
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia do Treinamento Físico
Natação
Nutrição aplicada a Educação Física
Optativa I
Optativa II
Optativa III
Optativa IV
Pedagogia do Esporte
Pol√≠tica, Legisla√ß√£o e √Čtica da Educa√ß√£o F√≠sica
Pol√≠ticas P√ļblicas em Sa√ļde
Pr√°ticas Corporais Alternativas
Primeiros Socorros
Projetos Integradores I
Projetos Integradores II
Projetos Integradores III
Projetos Integradores IV
Psicologia aplicada a Educação Física
Psicomotricidade
Trabalho de Conclus√£o de Curso I
Trabalho de Conclus√£o de Curso II
Voleibol I
Voleibol II


OPTATIVAS

Capoeira
Esportes de Invasão e Rede (Polibol, Tênis)
Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS
Musculação


Gostaria de um Desconto INCR√ćVEL exclusivo?