Arquitetura e Urbanismo

Autorizado pela PORTARIA N¬ļ 819, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018.


OBJETIVOS

Formar Arquitetos com vis√£o moderna das demandas e das inova√ß√Ķes da √°rea, com s√≥lida forma√ß√£o geral e cient√≠fica que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados √†s atividades de projeto, opera√ß√£o e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produ√ß√£o de bens e/ou servi√ßos, considerando seus aspectos humanos, econ√īmicos, sociais e ambientais, com vis√£o √©tica e humanista.
Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- Assegurar a forma√ß√£o em Arquitetura e Urbanismo de forma que os aspectos generalistas da profiss√£o sirvam de base para a consolida√ß√£o dos conte√ļdos cient√≠ficos e t√©cnicos, permitindo o exerc√≠cio da profiss√£o em ambientes diversos sem se afastar da real identidade do curso;
- Formar um profissional criativo e flexível, com espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada;
- Oferecer um s√≥lido aparato de conhecimentos t√©cnicos e cient√≠ficos e habilidades pr√°ticas essenciais √† profiss√£o, adquiridas por uma boa forma√ß√£o acad√™mica apoiada em um v√≠nculo investigativo e no uso de eficientes recursos tecnol√≥gicos, propiciando ao m√°ximo a a√ß√£o discente em condi√ß√Ķes favor√°veis de estudo e desenvolvendo sua capacidade de aplica√ß√£o em espa√ßos reais de trabalho;
- Disponibilizar um elenco de op√ß√Ķes de conviv√™ncia com outras √°reas do conhecimento colocadas √† disposi√ß√£o dos acad√™micos em termos pr√°ticos e efetivos;
- Comprometer o corpo docente com o projeto acad√™mico do curso, atrav√©s do seu Colegiado, possibilitando o fazer acontecer de maneira adequada, buscando nas v√°rias a√ß√Ķes, tanto nas curriculares como nas extracurriculares, formas de contribuir para a forma√ß√£o do perfil acordado por todos aos novos arquitetos.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O perfil desejado para o egresso √© um arquiteto urbanista com forma√ß√£o generalista, humanista, cr√≠tica e reflexiva, e uma s√≥lida forma√ß√£o t√©cnico-cient√≠fica e profissional, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, e com atua√ß√£o cr√≠tica e criativa na identifica√ß√£o e resolu√ß√£o de problemas. Este arquiteto deve enxergar os problemas em sua dimens√£o total, considerando seus aspectos pol√≠ticos, econ√īmicos, sociais, ambientais e culturais, com vis√£o √©tica e human√≠stica, em atendimento √†s demandas da sociedade. Conforme previsto nas DCNs, as habilidades e compet√™ncias que o egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo dA UNIFATECPR deve possuir s√£o:
I - sólida formação de profissional generalista;
II - aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
III - conserva√ß√£o e valoriza√ß√£o do patrim√īnio constru√≠do;
IV - proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis. O curso de Arquitetura e Urbanismo deverá possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I - o conhecimento dos aspectos antropol√≥gicos, sociol√≥gicos e econ√īmicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspira√ß√Ķes e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente constru√≠do;
II - a compreens√£o das quest√Ķes que informam as a√ß√Ķes de preserva√ß√£o da paisagem e de avalia√ß√£o dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equil√≠brio ecol√≥gico e ao desenvolvimento sustent√°vel;
III - as habilidades necess√°rias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar constru√ß√Ķes, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manuten√ß√£o e de especifica√ß√Ķes, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exig√™ncias culturais, econ√īmicas, est√©ticas, t√©cnicas, ambientais e de acessibilidade dos usu√°rios;
IV - o conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;
V - os conhecimentos de teoria e de hist√≥ria da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produ√ß√£o no contexto social, cultural, pol√≠tico e econ√īmico e tendo como objetivo a reflex√£o cr√≠tica e a pesquisa;
VI - o dom√≠nio de t√©cnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreens√£o dos sistemas de infraestrutura e de tr√Ęnsito, necess√°rios para a concep√ß√£o de estudos, an√°lises e planos de interven√ß√£o no espa√ßo urbano, metropolitano e regional;
VII - os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econ√īmico dos materiais de constru√ß√£o e das t√©cnicas e sistemas construtivos, para a defini√ß√£o de instala√ß√Ķes e equipamentos prediais, para a organiza√ß√£o de obras e canteiros e para a implanta√ß√£o de infraestrutura urbana;
VIII - a compreens√£o dos sistemas estruturais e o dom√≠nio da concep√ß√£o e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resist√™ncia dos materiais, estabilidade das constru√ß√Ķes e funda√ß√Ķes;
IX - o entendimento das condi√ß√Ķes clim√°ticas, ac√ļsticas, lum√≠nicas e energ√©ticas e o dom√≠nio das t√©cnicas apropriadas a elas associadas;
X - as pr√°ticas projetuais e as solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas para a preserva√ß√£o, conserva√ß√£o, restaura√ß√£o, reconstru√ß√£o, reabilita√ß√£o e reutiliza√ß√£o de edifica√ß√Ķes, conjuntos e cidades;
XI - as habilidades de desenho e o dom√≠nio da geometria, de suas aplica√ß√Ķes e de outros meios de express√£o e representa√ß√£o, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;
XII - o conhecimento dos instrumentais de inform√°tica para tratamento de informa√ß√Ķes e representa√ß√£o aplicada √† arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;
XIII - a habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.



CAMPO DE ATUAÇÃO

A proposta dA UNIFATECPR √© oferecer um curso de Arquitetura e Urbanismo que venha formar profissionais preparados para as grandes mudan√ßas que est√£o acontecendo na √°rea devido aos v√°rios processos de transforma√ß√Ķes sociais e tecnol√≥gicas. O bacharel em Arquitetura e Urbanismo poder√° conceber, desenvolver e supervisionar projetos e constru√ß√£o de edifica√ß√Ķes e ambientes internos, de restauro e reforma em edif√≠cios existentes. Tamb√©m envolve o desenho urbano de espa√ßos livres de uso p√ļblico e de loteamentos, assim como a elabora√ß√£o de planos de interven√ß√£o no espa√ßo urbano, metropolitano e regional. Estas transforma√ß√Ķes imp√Ķem uma nova concep√ß√£o do profissional de Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto brasileiro sempre se destacou no cen√°rio nacional e internacional por sua criatividade e riqueza de linguagem volum√©trica e formal. As mudan√ßas globais, no entanto, imp√Ķem novas formas de atua√ß√£o na arquitetura, exigindo capacita√ß√£o e conhecimento de novas t√©cnicas e instrumental que lhe permita enfrentar com maior competitividade e produtividade os desafios deste novo cen√°rio.



DURAÇÃO

5 anos

CARGA HOR√ĀRIA

4.000 horas

MATRIZ CURRICULAR
ANTROPOLOGIA CULTURAL
ARQUITETURA DE INTERIORES
C√ĀLCULO
CIÊNCIA DO AMBIENTE
COMPUTA√á√ÉO GR√ĀFICA APLICADA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CONTABILIDADE GERENCIAL E GESTÃO DE CUSTOS
DESENHO ART√ćSTICO
DESENHO ELETROMEC√āNICO
DESENHO T√ČCNICO
DIREITO E LEGISLA√á√ÉO URBAN√ćSTICA
ECONOMIA APLICADA
EMPREENDEDORISMO
ESTAT√ćSTICA E PROBABILIDADE
EST√ČTICA E HIST√ďRIA DA ARTE
ESTRUTURA II: MET√ĀLICAS E DE MADEIRA
ESTRUTURAS I: CONCRETO
ESTUDO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
√ČTICA GERAL E PROFISSIONAL
F√ćSICA APLICADA √Ä ARQUITETURA
FUNDAMENTOS DO URBANISMO
FUNDAMENTOS SOCIAIS ECON√ĒMICOS DA ARQUITETURA E URBANISMO
GEOMETRIA APLICADA À ARQUITETURA
GERENCIAMENTO DO PROJETO E DE OBRAS
GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS
HIDR√ĀULICA
HIDROLOGIA URBANA
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO III
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO V
HIST√ďRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO VI
ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL NA ARQUITETURA
INFORM√ĀTICA APLICADA
INSTALA√á√ÉO EL√ČTRICA PREDIAL
LEGISLA√á√ÉO SOCIAL E TRIBUT√ĀRIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENT√ćFICA
MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE
MODELAGEM E ANIMAÇÃO
MODELOS E MAQUETES
OPTATIVA I
OPTATIVA II
OPTATIVA III
PAISAGISMO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
PL√ĀSTICA APLICADA
POL√ćTICAS P√öBLICAS E HABITACIONAIS
PROJETO DE GRADUAÇÃO I
PROJETO DE GRADUAÇÃO II
PROJETO INTEGRADOR I
PROJETO INTEGRADOR II
PROJETO INTEGRADOR III
PROJETO INTEGRADOR IV
PSICOLOGIA SOCIAL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
SANEAMENTO B√ĀSICO
SOCIOLOGIA URBANA
T√ČCNICAS RETROSPECTIVAS
TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRU√ćDO I: MATERIAIS DA CONSTRU√á√ÉO
TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRU√ćDO II: T√ČCNICAS DA CONSTRU√á√ÉO
TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRU√ćDO III: SISTEMAS PREDIAIS
TEORIA DAS ESTRUTURAS
TEORIA E PROJETO I: INTRODUÇÃO
TEORIA E PROJETO II: PROCESSO CRIATIVO
TEORIA E PROJETO III: FATORES DO PROJETO
TEORIA E PROJETO IV: CONFORTO T√ČRMICO
TEORIA E PROJETO V: ILUMINAÇÃO NATURAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
TEORIA E PROJETO VI: AC√öSTICA ARQUITET√ĒNICA
TOPOGRAFIA

Topografia

OPTATIVAS

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
ARQUEOLOGIA
BOT√āNICA APLICADA
DID√ĀTICA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
INGLÊS INSTRUMENTAL
INTRODUÇÃO AO MARKETING
LIBRAS ‚Äď LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS
PROJETO INTEGRADO E COLABORATIVO
SEMIN√ĀRIOS AVAN√áADOS EM ARQUITETURA
SUSTENTABILIDADE NA ARQUITETURA E URBANISMO
T√ČCNICAS DE NEGOCIA√á√ÉO

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